sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Gerais


Gerais  
       
   
O que é o Anjo da Guarda?

É um tema bastante polêmico. Na Umbanda não se diz “é assim”, fala-se “eu faço assim” ou eu “penso assim”. Por isso, vou dizer o que eu penso: o Anjo da Guarda é a soma do teu próprio espírito livre da encarnação atual. Quando você pede a proteção do Anjo da Guarda você acaba pedindo para todas as tuas vidas e varias reencarnações ajudem o cumprimento da missão nesta vida atual.



Um espírito sem luz pode se passar por caboclo ou preto velho?

Um espírito mistificador pode atuar em qualquer linha, mas isto não ocorrerá se o terreiro tiver boa segurança.



No caso de obsessão, é permitido dar passagem para esse espírito para saber o que ele quer, dentro de uma gira?

Depende da intuição no momento do dirigente da Casa, aliás o único que pode permitir que isso aconteça.



O Sr. acredita que um espírito pode matar uma pessoa ou intuir a mesma a se matar?
Dificilmente isso pode acontecer, mas influências malignas com essa intenção são comuns.



Quando um visitante, ou mesmo um membro da casa, precisa de uma oferenda maior, onde se gaste bastante qual o procedimento do terreiro, quando há necessidade de dinheiro para a feitura dos trabalhos e ou oferendas?

Não existe nada que não possa ser substituído. O preço das coisas fica por conta da pessoa interessada que é quem faz as compras, e por isso, quando o material custa caro deve ser substituído por outro. Um amalá é coisa simples e sempre está ao alcance de qualquer bolso. Aqui em nosso terreiro não pegamos dinheiro de ninguém.



Como a gente faz para usufruir alguns prazeres da vida com uma certa proteção espiritual?
Tudo o que ultrapassa o razoável não é bom. Devemos perceber quando o prazer está em excesso para dominá-lo sem deixar este que ele se transforme em um tormento. Quando não se dominá-lo, pode estar acontecendo a interferência de um espírito que partilha desse prazer, que é um obsessor. Devemos ficar vigilantes para que isso não aconteça.



Qual a diferença entre possessão e obsessão?
Na obsessão o espírito apenas dá a idéia de fazer alguma coisa, e a pessoa com seu livre arbítrio decide se faz ou não. Na possessão o espírito domina e toma conta da pessoa. São verdadeiros animais. Um exemplo é o de um menino de 14 anos que entrou carregado por outras pessoas no centro kardescista em que eu trabalhava. Eu percebi que ele estava possuído por um espírito. Depois da realização de um trabalho o menino voltou a si e disse que não sabia o que lhe acontecia, mas sabia que um bicho grande e feio pulava nele.



Eu imagino que quando eu entro no terreiro os espíritos atrasados que me acompanham serão levados embora mesmo sem eu pedir. É certo?

Vão embora em termos. Por causa da tronqueira, alguns espíritos não entram no terreiro. E quando você sai, eles estão te esperando lá fora. Além disso, se você aceita um obsessor, você exerceu o livre arbítrio, impedindo que entidades protetoras possam afastá-los de você.
Até que ponto, um espirito maligno pode causar uma doença física?

O espirito maligno mal intencionado e que sabe agir na matéria pode causar danos imprevisiveis. Ele age no perispirito enfraquecendo a sua defesa e abrindo espaços para a penetração de vibrações negativas diretamente na carne. Prova disso são as dores nos ossos, na coluna, tonturas, enjoos e aí por diante. Por isso que são necessários constantes vibrações nos terreiros e contato direto com a natureza para equilibrar esses desvios do perispirito.


Gostaria de saber se podemos fazer e entregar oferendas a orixás na quaresma e por quê?
R. Quaresma faz parte do ritual do catolicismo, não da Umbanda. Dentro da nossa religião, entregas podem ser feitas a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário