sexta-feira, 1 de outubro de 2010

POMBA GIRA

  • POMBA GIRA
As Pomba-Giras, companheiras dos Exus, são espirítos que conhecem o coração e os sentimentos dos seres humanos e podem ajudar principalmente a resolver problemas conjugais e sentimentais.
Pomba-gira foi logo no início de sua incorporação dizendo que viera para mudar o conceito do poderoso e subjugador machismo ostentado por Exus e por todos os homens, vaidosos de sua força e poder sobre as mulheres.
pombinha 

Pomba-gira construiu o arquétipo da mulher livre das convenções sociais, liberal, exibicionista, provocante, insinuante, desbocada, sensual e libidinosa, quebrando tudo que ensinava que todos os espíritos tinham que ser certinhos ao incorporarem de forma sisuda, respeitável e aceitável pelas pessoas. Ela foi logo se apresentando como a "moça" da rua, apreciadora de um bom champagne e de uma saborosa cigarrilha, de batom vermelho provocante e suas exageradas jóias.  Escrachada e provocativa, ela mexeu com o imaginário popular e muitos a associaram à mulher da rua, à rameira oferecida, e ela não só não foi contra essa associação como até confirmou: "É isso mesmo"!
E todos se deixaram cair diante dela, de sua beleza, feminilidade e liberalidade, e como que encantados por sua força conseguiram abrir-lhe o íntimo e confessarem-lhe que eram infelizes porque não tinham coragem de ser como elas. Aí punham para fora seus recalques, suas frustrações, suas mágoas, tristezas e ressentimentos com o sexo e seus parceiros. A todos ela ouviu com compreensão, e a ninguém negou seus conselhos e sua ajuda num campo que domina como ninguém mais é capaz.  Sua desenvoltura e seu poder fascinam até os mais introvertidos que, diante dela, se abrem e confessam suas necessidades. Quem não iria admirar e amar arquétipo tão humano e tão liberalizado de sentimentos reprimidos à custa de muito sofrimento?
Pomba-gira é isto. É um dos mistérios do nosso divino criador que rege sobre a sexualidade feminina. Critiquem-na os que se sentirem ofendidos com seu poderoso charme e poder de fascinação.  Esse arquétipo forte e poderoso já pôs por terra, muito falso moralismo, libertando muitas pessoas que, se Freud tivesse conhecido, não teria sido tão atormentado com suas descobertas sobre a personalidade oculta dos seres humanos. Mas para azar dele e sorte nossa, a Umbanda tem nas suas Pomba-giras, ótimas psicólogas que, logo de cara, vão dando o diagnóstico e receitando os procedimentos para a cura das repressões e depressões íntimas.  Afinal, em se tratando de coisas íntimas e de intimidades, nesse campo ela é mestra e tem muito a nos ensinar.
Cor: preto, vermelho, dourado
Guia: contas pretas e vermelhas intercaladas ou não, ou apenas vermelha com a firma preta.
Flor: Rosas vermelhas
Comida: Farofa de milho com coxas de frango
Roupas: Saia rodada curta ou comprida, vestidos, blusas com paetês, bustiês, Coroa, pulseiras, anéis, brincos, colares, batons, perfume, etc
Local: encruzilhadas em T, reino
Comemoração: 23 de Fevereiro
Saudação Pomba-gira: Pomba-gira é mojubá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário